quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

HIPNOSE PARA EMAGRECER...

FONTE: REVISTA CORPO A CORPO
http://corpoacorpo.uol.com.br/nutricao-saude/243/artigo127578-1.asp

HIPNOSE PARA EMAGRECER...
Acredite! você pode emagrecer
A hipnose e a programação neurolinguística são as novidades da vez para a perda de peso. Saiba como as técnicas podem ajudar a mandar embora aqueles teimosos quilinhos extras

ROSANI ANDREANI
FOTOS: SHUTTERSTOCK

Desde que algumas celebridas revelaram que sua nova silhueta foi conquistada com ajuda de sessões de hipnose, entrar em transe para eliminar o que está sobrando passou a ser a amiga da vez, aquela que dá uma ajudinha inconscientemente. A novidade se espalhou a passos rápidos e, quem diria, já é vista como a alternativa de emagrecimento que faltava. Mas a solução não é tão fácil nem tão simples quanto parece. O segredo está na mente de cada um e no poder que as palavras têm sobre ela. Antes de qualquer coisa, é preciso saber que a hipnose é um pilar da Programação neurolinguística (PnL). enquanto esta usa o cérebro e suas rotinas internas para desenvolver novas atitudes diante de objetivos, a hipnose trabalha através do inconsciente para mudar hábitos, costumes e adquirir aprendizado. e já tem algum tempo que a associação das duas técnicas tem se mostrado eficiente no tratamento de alguns males como depressão, fobias, estresse e a danada da ansiedade que, em muitos casos, leva à obesidade. de acordo com Adriana de Araújo, hipnoterapeuta eriksoniana (área voltada para o desenvolvimento, a saúde e o bem-estar) e autora do livro O segredo para emagrecer (ed. Universo dos Livros, R$ 20), no qual aborda o aspecto emocional da perda de peso, a hipnose permite a mudança de comportamento e, principalmente, a conscientização do problema para a busca de solução e novos conhecimentos. "Através da indução, as palavras ditas pelo profissional são interpretadas pela paciente e se dirigem a várias regiões do cérebro, desencadeando diferentes reações em áreas com influência no humor, na diminuição da vontade compulsiva de comer e na autoestima", explica e especialista.

sem meias palavras
A linguagem é decisiva e pode ser usada como uma importante ferramenta de auxílio no processo de mudança. e a forma como as frases são transmitidas ao cérebro tem um papel fundamental nos resultados. Ou seja, a maneira como as ordens são passadas à nossa mente devem ser específicas, caso contrário o "querer" terminará em frustração, especialmente quando o foco é fazer dieta. esse conceito é defendido pela psicóloga Márcia dolores Rezende, diretora do instituto Saber (SP), que atua com PnL e Hipnose ericksoniana. Segundo ela, para que a capacidade neurológica e linguística atue a favor do que se deseja, é preciso transmitir a informação de forma positiva definida, para que ela tenha o comprometimento, tempo de execução e, consequentemente, sucesso. Como isso contribui para o emagrecimento? "Quando digo que vou perder algo, já existe uma atitude interna de reter esse pensamento, o que permite que a mudança ocorra de forma espontânea, pois a mente tem essa competência de programar-se naturalmente. Ou seja, é um processo individualizado, pois cada um tem seu funcionamento interno, sua história e seu ritmo, fatores que estabelecerão os resultados e como irão acontecer", ressalta Márcia. esse aspecto também define o objetivo: ele é centrado no presente e o aprendizado da programação está no passado. Para entender como tudo acontece, a especialista cita uma pessoa compulsiva por doces: ela pode ter aprendido, aos três anos, a comer exageradamente guloseimas quando seus pais lhe davam, e isso se traduzia em amor. Hoje, continua comendo em demasia, porém isso traz sobrepeso e ela quer mudar. "em um processo tradicional entende-se que os pais davam amor através do alimento. Com a hipnose é como se voltássemos ao acontecimento e mudássemos o seu significado, programando aquela situação de outra forma e tornando disponível alternativas para atuar diferentemente", comenta.

na onda das celebridades
Não foi só a roqueira Courtney Love que se rendeu ao método pouco convencional do inglês Paul McKenna, hipnotizador e autor de I Can Make You Thin, traduzido para 23 línguas. Celebridades como Britney Spears, Daryl Hannah e David Beckham também levaram a sério os seus ensinamentos. Mas o sucesso da dieta não se restringe aos famosos. Milhares de telespectadores americanos também aprendem com McKenna, em seu programa de auditório no canal The Learning Chanel, conceitos de hipnose e programação neurolinguística com foco no emagrecimento. Entre as lições transmitidas ao cérebro pelo apresentador estão o controle da ansiedade e a mudança de comportamento em relação à comida.

eu quero, sim
Conscientemente todos sabem o que devem fazer para ficar em paz com a balança. Como não é sempre assim que acontece, novas alternativas surgem como solução para o problema. Os ensinamentos da hipnose e da programação neurolinguística são eficazes na perda de peso e ganham ainda mais força quando celebridades aparecem em público com a silhueta que pediram a deus, conquistada com a ajuda do inconsciente. Mas de nada adianta usar a poderosa ferramenta para condicionar o cérebro a alcançar um objetivo, sem tomar efetivamente a decisão de emagrecer. Afinal, para se chegar a qualquer mudança, especialmente de comportamento, é preciso estar disposto. Por isso, os especialistas fazem coro quanto à importância do engajamento de cada um. "A nossa pergunta é sempre se a pessoa quer. Caso a resposta seja afirmativa, ela está apta a submeter-se ao processo", ressalta Márcia dolores. Além disso, apenas a hipnose não resolve a eterna insatisfação com as gordurinhas a mais. "ela tem grande influência, mas é preciso também mudar o estilo de vida e, claro, a própria alimentação", finaliza o hipnoterapeuta Comin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário